Você sabia? O concreto pode ser reciclado!

Você sabia? O concreto pode ser reciclado!

Reciclar concreto nada mais é do que usar resíduos de uma construção ou de uma reforma para substituir parcialmente ou totalmente os materiais de uma nova mistura de concreto. Já existe o registro de projetos que utilizaram o concreto reciclado em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Os benefícios disso são inúmeros, principalmente para o meio ambiente. Primeiro, pela redução do uso de recursos naturais. Segundo, pela redução da poluição nas grandes cidades, através de uma menor emissão de gases poluentes na atmosfera.

O concreto reciclado é sempre uma ótima solução para o destino dos resíduos gerados pela construção civil e pode ser empregado para as mais diversas finalidades. Por exemplo, a técnica RCD – Resíduos de Construção Civil e Demolição – utiliza certos materiais como uma alternativa para a execução de camadas de base. Isso tem relação com o estudo do pesquisador Daniel Simiele, da Universidade Estadual Paulista, que inventou um jeito diferente de produzir concreto. Ele serviria para compor camadas para vias de tráfego de veículos ou blocos intertravados para pavimentações de calçadas.

Diferente do que ocorre no exterior, no Brasil, o concreto reciclado ainda não foi regulamentado quanto à composição de elementos estruturais.