Sistemas de energia solar ajudam a reduzir as contas de luz

Sistemas de energia solar ajudam a reduzir as contas de luz

Com os aumentos constantes na conta de luz, uma opção interessante é instalar um sistema de energia solar, o que reduzirá bastante o custo no fim do mês e representará uma boa economia. Além do que o usuário passará a contribuir para um futuro mais sustentável, onde residências e empresas gerarão sua própria energia de maneira limpa e mais barata a partir da energia do sol, que é fonte renovável e infinita.

Por isso, gerar a própria energia por meio de um sistema fotovoltaico (SFV) vem se tornando um desejo crescente entre as pessoas. Algumas já estão optando por fazer a instalação das placas na fase em que estão construindo suas casas ou edifícios. Dessa forma, torna-se possível dimensionar o SFV em conjunto com o projeto da residência, beneficiando a futura instalação e desempenho do sistema. Assim, quando o projeto é desenvolvido paralelamente ao da casa, os engenheiros têm a liberdade de fazê-lo de maneira otimizada.

A equipe de engenheiros envolvidos poderá decidir qual a melhor orientação e inclinação para o telhado no qual serão instalados os módulos fotovoltaicos. Além de sugerir o espaço mais indicado e seguro para alocar o inversor e demais equipamentos, reduzindo a quantidade de cabos usados e garantindo um SFV devidamente alocado e integrado à residência. Ou seja, o melhor momento para o cliente solicitar o orçamento do sistema é antes de finalizar o projeto de sua casa ou antes que a laje seja concretada. Tudo isso resultará na redução de custo e tempo para a instalação do SFV, além de garantir uma maior eficiência do mesmo, aumentando a lucratividade e reduzindo o tempo de retorno no investimento.