Maior parque eólico offshore do mundo é inaugurado no Mar da Irlanda

Maior parque eólico offshore do mundo é inaugurado no Mar da Irlanda

A Irlanda inaugurou o maior parque eólico marítimo do mundo na semana passada. A Walney Extension está a 29 quilômetros da costa e abrange uma área de 145 quilômetros quadrados, com 87 turbinas e capacidade total de 659 megawatts. A energia é suficiente para fornecer eletricidade a 590 mil residências.

O empreendimento é responsabilidade da dinamarquesa Orsted (antiga Dong Energy). Nesta quinta-feira 6 a empresa comemorou a abertura em uma mensagem no Twitter. “Que dia emocionante. Estamos abrindo o maior parque eólico marítimo do mundo, o Walney Extension, localizado no Mar da Irlanda. Uma enorme proeza de engenharia”.

Walney Extension é o 11º parque eólico offshore que a empresa possui no Reino Unido. Em mais de 10 anos, a Orsted abandonou progressivamente o carvão e o petróleo, que era sua principal atividade, para favorecer as energias renováveis. Desde 2006, o grupo reduziu suas emissões de CO2 em 52% e, em maio de 2017, vendeu suas atividades de produção de petróleo e gás para a empresa suíça Ineos.

O Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido confirmou à CNN que o parque eólico offshore é o maior do mundo em termos de megawatts produzidos.

De acordo com o Global Wind Energy Council, o Reino Unido tem a maior capacidade eólica marítima estocada do mundo. No último ano, os parques eólicos offshore tinham uma capacidade de mais de 6,8 mil megawatts. A Alemanha, segunda colocada, produziu 5,5 mil megawatts.

Embora o Reino Unido seja um líder global em energia eólica offshore, o investimento em energias renováveis ​​caiu significativamente nos últimos anos. Uma análise da Bloomberg apontou que no primeiro semestre de 2018, o investimento caiu 50% no Reino Unido. No mundo, a retração foi de 1%.

Fonte:

Istoé Dinheiro https://www.istoedinheiro.com.br/maior-parque-eolico-offshore-e-inaugurado-no-mar-da-irlanda/