Inspire as crianças a praticar a sustentabilidade

Inspire as crianças a praticar a sustentabilidade

“Educação começa em casa.” Provavelmente você já ouviu esta frase antes, seja dos seus pais, de um professor ou de um amigo. Os valores aprendidos em casa são vistos como base da educação. Antes mesmo de entrar em uma sala de aula e aprender a se relacionar com a sociedade, as crianças se espelham nas atitudes dos pais, sejam elas boas ou ruins.

Incentivar os filhos a tomar atitudes conscientes e que não agridam ao meio ambiente é uma conduta que pode gerar frutos agora, e principalmente no futuro. Cuidar da natureza hoje é pensar no futuro que eles terão quando estiverem adultos.

Por isso, comece já a dar bons exemplos para seus pequenos. Tenha uma conduta sustentável em casa, na rua, no trabalho e em suas relações sociais. Mude de atitude e seja uma inspiração positiva para o seu filho!

– Coloque as crianças em contato com a natureza

Leve seu filho a parques, praças e lugares abertos. Aproveitar os benefícios que a natureza nos oferece faz bem à saúde, à mente e à alma.

– Incentive-os a descartar o lixo de forma correta

Em casa, separe o lixo reciclável do orgânico e ensine seus filhos a fazer o mesmo. Na rua, nunca jogue o lixo no chão. Procure uma lixeira ou guarde o papel na bolsa e jogue fora quando chegar em casa.

– Ensine-os a economizar

Eduque-os para tomar banhos mais rápidos e escovar os dentes com a torneira fechada. E não se esqueça de explicar as consequências que o desperdício dos recursos naturais pode causar ao planeta.

– Pratique o consumo consciente

Na hora das compras, compre somente o necessário. Não dê tudo que seu filho quer, faça-o refletir sobre o que realmente é importante.

– Pratique exercícios com seus filhos

Tire um dia para andar de bicicleta com as crianças. Aproveite também para fazer um piquenique com alimentos naturais e não se esqueça de tomar bastante água.

Fonte: Envolverde Jornalismo & Sustentabilidade