Entenda o que faz um engenheiro ambiental no dia a dia de trabalho

Entenda o que faz um engenheiro ambiental no dia a dia de trabalho

COMO É O MERCADO DE TRABALHO?

As oportunidades para o engenheiro ambiental estão em expansão e devem continuar assim. Afinal, a ideia de desenvolvimento sustentável vem sido fortalecida, com os últimos anos trazendo muita conscientização e luta política em torno do tema.

Por esse motivo, a engenharia ambiental está em quinto lugar na lista de profissões mais promissoras para esta década. O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental é amplo. Ele realiza suas atividades em contextos bastante diversos e está presente tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

QUAIS FUNÇÕES O ENGENHEIRO AMBIENTAL REALIZA?

PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

É função do engenheiro realizar estudos de impacto para avaliar em que grau uma atividade econômica está degradando o ambiente. Com base nessa análise, o profissional propõe mudanças na produção, visando à minimização dos impactos negativos na natureza.

Em uma indústria, por exemplo, o engenheiro ambiental atua planejando e direcionando práticas que tornem a produção mais eficiente e menos poluente. O desafio é manter e aumentar os lucros, preservando a natureza.

CONTROLE DE POLUIÇÃO

Essa é outra tarefa muito comum na rotina de engenheiros ambientais. Os que trabalham em órgãos de fiscalização orientam a prática das indústrias e empresas no que se refere à emissão de gases, ao descarte de resíduos e à qualidade da água, do solo e do ar.

Os engenheiros que atuam diretamente na iniciativa privada têm a função de adequar a produção à legislação ambiental. Conhecimentos de química e biologia são fundamentais nessa função. Além disso, o profissional precisa desenvolver a habilidade da liderança e ter uma ética inabalável.

GESTÃO DE SANEAMENTO

Também é função do engenheiro ambiental atuar no projeto, construção e operação de sistemas de abastecimento e tratamento de água para a população, assim como no sistema de transporte e tratamento do lixo doméstico e de resíduos industriais. Além disso, esse profissional se faz presente na execução de obras de drenagem.

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A engenharia ambiental contribui com o trabalho de engenheiros civis, pois realiza a análise das consequências das obras para a natureza. Pela legislação, é necessário a realização de um estudo de impacto antes de começar a intervenção das construtoras.

O engenheiro ambiental é responsável por emitir laudos e pareceres técnicos, identificando os riscos e os impactos da obra para o meio ambiente do entorno. O objetivo é prevenir a degradação ambiental, impedindo intervenções que poluam a água, o solo ou o ar.

GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS

Nos diversos postos de trabalho que pode ocupar, o engenheiro ambiental atua identificando e realizando o manejo de problemas ambientais. Capacidade de análise e visão ampla são habilidades necessárias a esse profissional, que precisa encontrar e executar soluções para questões complexas.

Outro campo de trabalho muito importante da engenharia ambiental é a recuperação de áreas degradadas. A análise e a intervenção de engenheiros ambientais podem corrigir os impactos, retirar elementos poluentes e recuperar a vida do local.

Fonte: uceff blog