10 Livros que Todo Engenheiro Civil Deveria Ler!

10 Livros que Todo Engenheiro Civil Deveria Ler!

Mesmo com tantos materiais disponíveis na internet, os livros sobre engenharia ainda são indispensáveis para quem busca adquirir conhecimentos de forma crítica e completa.

Os livros podem ser de grande ajuda em consultas rápidas e urgentes, na busca de fundamentação teórica, bibliografia específica, para ampliar o conhecimento de alguma área específica, fazer estudos de caso e refletir sobre questões como ética e responsabilidade social. Por isso, é importante que o estudante cultive o hábito de ler e tenha em casa um acervo para auxílio.

Pensando nisso, listamos 10 livros que estudantes e profissionais de Engenharia Civil deveriam ler.

 

1. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA | MARK HOLTZAPPLE / W. DAN REECE

Introdução à Engenharia apresenta conceitos fundamentais de engenharia a estudantes do primeiro ano de cursos de graduação em engenharia. Seu objetivo principal é motivar positivamente os estudantes para o resto de seus estudos de formação, assim como em suas futuras carreiras profissionais. Devido a sua apresentação concisa, mas abrangente, o livro pode ser adotado em uma variedade de cursos introdutórios. Os objetivos específicos do livro incluem motivar os estudantes em relação à engenharia; desenvolver aptidões para a solução de problemas; cultivar o profissionalismo; prover informação que os estudantes provavelmente não encontrarão em outras fontes; apresentar o processo de projeto; enfatizar a importância de aptidões de comunicação.

2. ÉTICA PARA ENGENHEIROS | ARMÉNIO REGO / JORGE BRAGA

 

A engenharia está impregnada na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, nos alimentos que ingerimos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos – em suma, em múltiplas facetas das nossas vidas. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética – seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários. Este livro promove a reflexão sobre a temática e procura estimular a ação ética.

Com dezenas de casos concretos, envolvendo dilemas éticos para os engenheiros, este livro inclui também códigos de ética profissional de diversas organizações e países.

3. INFORMÁTICA APLICADA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO | ALIO ERNESTO KIMURA

 

O livro trata da aplicação da informática na análise de estruturas, de forma muito séria, procurando aliar parte da teoria estudada durante os cursos de graduação e pós-graduação com a prática presente no dia-a-dia do engenheiro. Fundamentalmente, sã o abordados itens relacionados à modelagem estrutural de edifícios de concreto armado, tais como: geração de combinações de ações; cálculo de solicitações de deslocamentos; redistribuição de esforços; análise não-linear; estabilidade global e efeitos de segunda ordem. Por meio de exemplos resolvidos no computador, e depois validados de forma manual, diversos conceitos importantes são apresentados de forma didática e detalhada.

 

4. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: PARA ENTENDER E GOSTAR | MANOEL HENRIQUE CAMPOS

 

Estudar sobre as características e propriedades dos principais materiais aplicados em construção nem sempre é fácil ou prazeroso. E o objetivo deste livro é justamente contribuir para ensino dessa matéria de forma menos complexa, possibilitando o entendimento dos materiais em suas diferentes aplicações e possibilidades.

Este é um daqueles livros para engenheiro de obras ideais para estudantes de engenharia e estudo complementar de profissionais formados. A publicação apresenta estudos e exemplos sobre compressão, tração, flexão, deformação e cisalhamento em diferentes tipos de materiais. Há, ainda, cálculos e melhores diretrizes para cada situação.

 

5. PRÁTICA DAS PEQUENAS CONSTRUÇÕES| ALBERTO DE CAMPOS BORGES

 

O livro desde a sua concepção, primou por ser uma obra de consulta. Por sua utilização prática, novas edições se fizeram necessárias desde o seu lançamento em 1957. Adotado por engenheiros, mestres-de-obras, encarregados e demais pessoas que lidam com construções, em função do constante progresso em relação ao material aplicado nas construções, encontra-se em sua nona edição Em continuidade ao excelente e conhecido trabalho do Professor Alberto de Campos Borges, os revisores e atualizadores acrescentaram os materiais atualmente utilizados. Contudo, a linguagem simples e objetiva do livro foi mantida e os assuntos continuam tratados na ordem em que cada etapa da obra é executada.

 

6. 300 QUESTÕES COMENTADAS PARA PROVAS E CONCURSOS DE ENGENHARIA CIVIL | AUGUSTO BLUHM et. al 

O livro 300 Questões Comentadas de Concursos em Engenharia Civil  é o mais organizado e completo livro de engenharia civil para concurseiros engenheiros civis que desejam ser aprovados em concursos no Brasil. Fruto de um rigoroso trabalho de seleção de questões de provas de concursos e elaboração de novos conteúdos, o livro atende às mais diversas áreas de conhecimento em engenharia civil para concurseiros.

O livro foi redigido a partir do uso de 3 premissas didáticas que julgamos ser de fundamental importância para todo engenheiro civil concurseiro que almeja ser aprovado em uma prova de concurso de engenharia civil:

1.     O livro contém Questões de provas de Concursos de Engenharia Civil comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as incorretas), por autores especializados.

2.     100% das questões do livro são de provas de concursos de Engenharia Civil passados.

3.     Todas as questões do livro são categorizadas por grau de dificuldade.
 

 

7. INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ENGENHARIA | PEDRO FANTINATTI

 

A sustentabilidade deixou de ser apenas tendência para se tornar quesito fundamental nos projetos de engenharia e infraestrutura urbana. No entanto, o mercado ainda não adota ou conhece com profundidade as melhores práticas e possibilidades para aplicar a sustentabilidade nas construções. Há poucos livros para engenheiro de obras que abordam este tema.

Não é o caso deste livro, que apresenta várias dimensões impactadas por empreendimentos de engenharia. Além disso, propões diferentes abordagens para avaliar problemas, identificar e apresentar indicadores de sustentabilidade, seja no âmbito social, econômico, cultural ou ambiental.

Leitura obrigatória para quem busca agregar valor a empreendimentos de forma sustentável e economicamente praticável.

 

8. OPORTUNIDADES DISFARÇADAS | CARLOS DOMINGOS

 

Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro. Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas. Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon. Esta é uma leitura obrigatória para executivos, empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e vencer no mundo competitivo em que vivemos.

9. O PODER DO HÁBITO | CHARLES DUHIGG

 

Com exemplos simples e cotidianos, o livro mostra como os chamados Hábitos Mestres são capazes de desencadear uma série de reações no modo com que as pessoas organizam sua própria vida. Uma lição de aprendizado e pensamento analítico que podem transformar ambientes empresariais até aumentar a lucratividade com pequenas mudanças que podem não parecer importantes.

Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.

 

10. OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA | T. HARV EKER

 

Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil. Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são: Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você; O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem; A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade; O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade; Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo. ”

 

Fonte: editora2b.com.br